Pesquisar neste blog

domingo, 13 de abril de 2014

Crônica do escritor iguaiense José Maia sobre os brinquedos infantis de ontem e de hoje.

 

Brinquedos de Ontem e de Hoje

       Hoje ao ver verdadeiras montanhas de brinquedos, de todos os tipos, gostos e preços, para alegrar as nossas crianças me vem a feliz lembrança dos meus tempos de menino lá na minha velha e saudosa Ibiporanga, no município de Iguaí. Era uma vila pequenina mas muito gostosa de se viver! Éramos dezenas de meninos e meninas naquele reino de felicidade a desfrutarmos inocentemente do nosso mundo encantado. Como nos sentíamos bem! Quanta felicidade, na singeleza daquilo que tínhamos disponíveis em nossas mãos, e como cuidávamos com todo o nosso amor de criança.

       Hoje faço comparações ao ver como se empenha a indústria de brinquedos para entretenimento da criançada. Nós naquela época fabricávamos, criávamos, sendo que os mais hábeis tinham o privilégio de ganhar ainda algum dinheirinho com a venda do que produziam e assim o nosso mercado estava sempre garantido. 

       Tínhamos o boi de osso , o cavalo de caco de telha, a bola de meia, a bola de bexiga, o cavalo de pau, a bola de mangaba (esta quando os catingueiros vinham comercializar na região das matas e traziam para nos vender). Tínhamos também a boneca de pano muito bem feita por mãos de seda, os piqueniques e aniversários de mentirinha, também assim as escolinhas de faz de conta, cujos cadernos eram folhas de mamoneira e os lápis eram espinhinhos de laranjeira. Difere muito dos tempos de hoje, mas o espírito é o mesmo de sempre: a alegria infantil !!!