Pesquisar neste blog

Memórias do São João de Iguaí - década de 60 por Ariston Rocha de Matos

Memórias do São João de Iguaí - década de 60 por Ariston Rocha de Matos

...era sábado, tempo de São João. Eu deveria ter, naquela época, entre 14 e 16 anos.
Na Rua Eumerino Dantas, próximo à casa onde morava o Professor Moysés, quase em frente ao Bar de Zé de Etevaldo,
havia um salão de dança que produzia noites de festas, movidas a forró, hoje conhecido como forró pé de serra, onde as garotas não pagavam ingressos desde que viessem acompanhadas de um rapaz pagante.

Como aos sábados, ganhando uma comissão, eu vendia requeijão e manteiga na feira para Quinca (Joaquim Rocha Santos, irmão de Tio Deco) sempre nos fins de semana eu tinha meu dinheirinho no bolso para as minhas farras e gastos particulares.

Ainda garoto, mas muito afoito e esperto, certo dia, ou melhor certa noite, escapuli da vigilância ferrenha de meu pai Sinhozinho (que não permitia ao filho menor chegar em cada depois das 22) -
fui escondido ao tal salão. Lá a regra era assim: dance à vontade com qualquer garota mas seja educado e se alguém tocar às suas costas ceda a menina, procure outra e vá adiante!
Naquele dia, ou melhor, naquela noite, eu estava dançando com uma garota nota 10 e não desejava ser importunado por ninguém - (eu era um rapaz bonito, esguio, vistoso, alegre, sensível, inteligente, saudável e quase intelectual, lia muitos livros).
A garota com quem eu estava dançando era meio burra mas muito linda - uma coisa de doido - e eu já vinha de olho nela há algum tempo, pois em certa ocasião, acompanhada da mãe, já havia comprado requeijão na minha barraca!
Que oportunidade!
De repente no meio da dança, melhor momento, alguém me cutuca nas costas, o que significava pedir a garota!
Mas eu não queria abandonar a minha recente conquista ­e simplesmente neguei o pedido sem olhar pra trás, achei que o cara estava assediando demais e avancei, grudado na garota, para outro lado mais longe.!
Insistentemente o pretendente repetiu a façanha tocando nas minhas costas como a pedir a garota e eu, desconversando e sem olhar quem era, negava e negava a ceder a vez! A insistência continuou e eu sempre me esquivando, não olhava para trás para não ver a cara do intruso!
Mas a coisa ficou complicada quando os casais à minha volta pararam de dançar e todos olhando para mim disseram: - quem está batendo nas suas costas é o seu pai Sinhozinho! Já é mais de meia noite! prepare-se para o currião dele!
Aí eu aproveitei minha jovem idade e saí correndo pra casa abandonando tudo! Quando meu pai chegou eu já estava dormindo ao lado de minha mãe Sinhá, ficando a surra para o dia seguinte...
(trecho do livro Memórias de Ariston Matos, em revisão, para publicação em breve)


Outro tópico:
Pois é Dekinho,
Lembro sim! Sua memória é excelente! Muito excelente mesmo! Você jamais sofrerá do mal de alzheimer! No meu tempo de ginasiano em Iguaí, eu falava isso porque a noite toda tinha sonhos incríveis e no dia seguinte só conseguia lembrar de parte deles. Alguns eu escrevi e outros se perderam no tempo! Se fossem filmados não os teria perdido!
Naquela época (e hoje também) eu tinha uma mente muito ativa porque lia muitos livros ao mesmo tempo, desde O Capital de Karl Marx, passando por Graciliano Ramos, ÉricoVeríssimo, Drumond, Gabriel Garcia Marques, Dostoiévski
, Tolstoi e centenas de outros grandes autores que ainda hoje me lembro de trechos dos livros que li!
Acho que você deve postar o conto da Gravata Ambulante, inédito para nós, de preferência como um anexo do Word, porque assim, quem quiser ler, abrirá ou não o arquivo.
De Conquista para Iguaí: Pois é Dekinho, ontem você aqui e eu lá, hoje você lá e
eu aqui!
Abraçosss
Ariston Matos

 

Por falar em livros acabei de descobrir que um de meus livros faz parte de algumas Bibliotecas Públicas Municipais no Brasil como é o caso de Niterói e Colatina (MG). Mas tenho dúvidas se ele poderá ser encontrado na Bibliteca Eulina Assunção em Iguaí.  Só vendo pra crer!
http://www.culturacolatina.com.br/arquivos/acervo%20biblioteca.pdf
http://www.estantevirtual.com.br/sebolynha/Ariston-Rocha-Filho-De-Olho-Nas-Vaquinhas-Malhadas-47082104
https://picasaweb.google.com/lh/photo/gptcEag4fn5JjI4vNH6B-A
https://picasaweb.google.com/117632161628629342023/PoetasEEscritoresDeNiteroi1980ArquivosDeAristonRochaFilho#5376087756836340642
http://www.academianiteroiense.org.br/biblioteca%20livros%20por%20autores.htm 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sem exageros